HOME | Portal VarjotaHoje.com .:
Que tal ouvir uma rádio
enquanto navega no VH?
VH
  Untitled Document
           
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Perdeu a notícia? Digite uma PALAVRA CHAVE:  

news

 
  LENDAS VARJOTENSES
Postado por Bimartins 23/11/2010 às
Contos Populares
Você já viu a serpente do Açude Araras? Ouviu falar do Cangaceiro Sameão ou do Amortalhado?
  print print comentarios 32
Foto: ilustrativa

A LENDA DA SERPENTE GIGANTE

Contam que:

Uma serpente de 7 metros de comprimento aterrorizava os pescadores e as pessoas que navegavam nas águas do Açude Araras, durante a noite. Que de bem longe só podiam ver seu lombo subindo a superfície e mergulhando nas águas profundas do açude. O imaginário popular de Varjota mostra que a serpente podia ter sido a transformação de um homem importante que morreu afogado nas primeiras sangrias do açude, passando o seu espírito a habitar a parte mais funda da água, aparecendo em forma de uma cobra grande vez por outra na superfície, pedindo reza.




A LENDA DO PAU DA MOÇA

Contam também:

Que um certo dia, logo após a primeira grande cheia do açude, uma canoa com quatro pessoas atravessavam o açude com destino a Comunidade de Mandacarú, Município de Hidrolândia, e uma grande ventania com enormes banzeiros, fizeram naufragar o pequeno barco. Uma passageira que vinha a bordo do barco que ninguém sabe ao certo seu nome, foi a única que conseguiu sobreviver, graças a um pé de angico que estava submerso nas águas, mas com alguns de seus galhos aparecendo na superfície das águas, então a moça consegui nadar até os galhos da bendita árvore, agarrou-se com eles, e passou o dia inteiro agonizando, segurada aos galhos do angico, rezando até que aparecesse um filho de Deus que a salvasse. Já ao anoitecer passou uma canoa com pescadores que avistaram-na e a salvaram. Esse pé de angico ficou conhecido como o “Pau da Moça”.




O CANGACEIRO SAMEÃO

Outros dizem que:

Um Certo cangaceiro chamado Semeão de Barros, que também deixou gravado debaixo das águas do açude araras onde morou, suas estórias, era um sujeito cruel. Um dia, Semeão de Barros, voz rouca, pediu um empregado seu, que era um negrão alto e forte que fizesse um pote grande que coubesse uma pessoa. O empregado atendeu. Depois de feito o pote, o impiedoso cangaceiro retalhou as costas do negrão com uma faca, o pôs vivo dentro do pote cheio de sal, e o enterrou no pé de uma oiticica, (triste exemplo de barbárie). Por muito tempo se contou que nas noites de sexta-feira, choros e gritos eram ouvidos. Seria a alma do negrão?




O AMORTALHADO

Também se houve falar que:

Um amortalhado, assombrou muitas pessoas nas ruas de Varjota. Contam que o amortalhado era um homem tomado de espírito maligno, que depois das doze badaladas noturnas, tinha como penitência sair pelas ruas da cidade vestido com uma mortalha até o alvorecer. Essa penitência dizem ter sido aplicada por um padre franciscano da cidade de Canindé-Ceará, após uma confissão de pecados mortais. Ele deveria repetir o ritual diariamente até que seus pecados fossem perdoados. Muitas pessoas testemunham ter visto o amortalhado. Difícil se discernir onde termina a realidade e se mescla a lenda.



Fonte: Este material faz parte de um projeto antigo de um livro chamado "Retrato Abreviado de Varjota", do amigo Auricelio Bertoldo. O livro se encontra em desenvolvimento, em breve teremos sua conclusão.






Você conhece outras lendas?


Envie seu material e faça parte do nosso Portal

 
Comentários (32)
  nossa..luta.não..é..contra..carne..e..sim..contra..principado..e..potestade..do..ar..pois..temos..que..orar..bastante..e..pedir..proteçao..ao..senhor..jesus.  
  User rosana de varjota em 18/11/2013
  Lendas urbanas. Amortalhado era uma pessoa tentando amedrontar os outros.  
  User Edmar de Rio de Janeiro em 07/09/2013
  Essas lendas fazem parte da cidade de Varjota ha varios anos. Nasci e me criei na cidade e nunca ninguem viu essa bendita cobra. Nossos antepassados que contavam essas historias. E quem ia duvidar?  
  User Edmar de Rio de Janeiro em 03/09/2013
  no começo dos anos 50 o sro antonio alves morador saramanta depois das contendas contava que naquela ocasiao tinha um lobisomen naquel regiao ele era recem casado e sua esposa alzemira tinha ido para lagoa de dentro naquele tempo era tudo a pe ou cavalo foi ficando tarde armavase chuva e antonio alves ficou preocupado foi atras para emcontrala ja era noite começou uma chuva tremenda ele andou muito tempo ja perto da lagoa de dentro começou ouvir latidos de cachorro longe e os latidos foram aumentando ele estava montado numa burra e seguiu em frente sem medo pois as pessoas que o conheçeram sabem que ele era corajoso daqueles q eram chamado para ser porteiro de festa e todos o respeitavam sim derrepente no meio do mato na chuva veio um bicho com a cachorrada atras e começaram a brigar ele em cima da burra botava faca no bicho mas nao o furava depois de um bom tempo de luta ele lenbrou e passou a faca para a mao direita e consseguiu furar o bicho que urrou e correu chegando na lagoa de dentro avisou a todos no povoado que havia lutado com lobisomen algun tempo depois descobriram ali perto uma mulher furada na perna  
  User flavio rocha de rio de janeiro em 11/07/2013
  tenho muitas historias pra contar como um espirito que o sro galego irmao da marineta do emprestimo disse pra gente que toda noite ele vinha da ipueiras entre croata dos martins e varjota para ver tv na casa da dna e passou toda noite um peso subir na sua garupa no campo de aviaçao perto da casa do gobira e do velho ze maranhao fui longe heim sim voltando ao assunto esse peso desembarcava no alto onde antes tinha um enorme juazeiro na casa do finado ze vieira todos que lenbram desse caso falavam que era oespirito do filho do ze vieira que foi morto ali proximo quando tentou ficar com uma mulher e ela atirou nele com uma espingarda e ele morreu muitos deram carona para espirito pergunte ai que muitos lenbram  
  User flavio rocha de rio de janeiro em 11/07/2013
  nao e lenda meu avo tambem viu o amortalhado no riacho das flores e eu e uns amigos iamos muito no riacho das flores e varias vezes avistavamos na nossa frente farois de carro grande que nunca passava pela gente entre reriutaba e varjota perto do fechado  
  User flavio rocha de rio de janeiro em 11/07/2013
  A do amortalhado nao é lenda aterroriza a pedreira lembro me na minha infância
Bernardo de rio rocinha em 24/05/2013
>>> Verdade. Me criei lá, ia das Cajazeiras, Pedreira, Herval, Varzea da Palha e Pedra Lavrada
 
  User Romualdo de Alagoinhas, Bahia em 01/06/2013
  A do amortalhado nao é lenda aterroriza a pedreira lembro me na minha infância

 
  User Bernardo de rio rocinha em 24/05/2013
  E muito legal essas lendas eu ja vi e por isso acredito  
  User Dircy de Reriltaba em 18/02/2013
  isso e uma grande besteirakkkkkkkkknao acredito
 
  User helena de varjota em 20/11/2012
  MEU EU NAO ACREDITO MUITO NESSAS COISAS MAIS VOU DAR RAZÃO AH VC ANAKARLA  
  User BRUNO CARVALHO de VARJOTA -CÉ em 02/08/2012
  ´MEL VOUTANTANDO U ASSUNTO DA LENDA DO CANGASEIRO NÃO TEM MAIS NADA PRA ENVENTA ????????  
  User ANA KARLA CASTRO= de VARJOTA-CE em 27/07/2012
  PÕW EU ACHEI MUITO ENTERESANTE TODAS ESSAS LENDAS TAUVEZ UMA DELAS PODEM SER VERDADE ( PAL DA MOÇA )  
  User ana carla castro de varjota em 27/07/2012
  bom! isso que é um mito de verdade, mais e bacana.  
  User leandro alves de itatira -ce em 15/06/2012
  Auricelio, quando vc concluir esse livro faça-me um favor guarde um para mim ou entregue ao Dedé do feijão e cobre que depois eu mim acerto com ele... abraço!
Contatos (85) 3481-7371 ou 8835-8159
Marillac seu conterrâneo
 
  User Fco José (Marillac) de Fotaleza-Ce em 12/02/2012
  pow bacana essas lendas, claro que é mentira gente, lenda é lenda, aliás vomos combinar? essas lendas de varjota estao melhores que as brasileira!!! rsrsrsrsrsr  
  User augusto de rio de janeiro em 11/12/2011
  O mentira essas lenda
kkkkkkkkkk
srhsrhrshrs
 
  User chaguinha de varjotaaa em 05/08/2011
  eu achei estas lendas que os varjotences enventam muito legal.dar ate vontade de dar muitas risadas.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  
  User júnior moura de varjota em 09/06/2011
  isso e muito bom ouvir isso kkkkkkkkkkkkkkkkk so em cidade pequena  
  User bene lima de sobral em 07/04/2011
  talvez o amortalhado não fosse homem ,sim uma mulher disfaçada ex: Tenga de caju.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
  User ronaldo lima de Petrolina em 05/03/2011
  muito legal essas lendas kkkkkk!!!!!!  
  User carla sobral de sobral em 28/02/2011
  oi  
  User oi de oi em 14/02/2011
  oi  
  User qajhfjg de emanuele em 14/02/2011
  eita mais que mentira cabeluda.  
  User juliana de hidrolandia em 03/02/2011
  nunca vi tanta mentira
 
  User ANTONIOEDNARDO de santa quiteria em 13/01/2011
  Varjota, tão jovem e tão rica.  
  User Ailton Ramos de Varjota em 05/01/2011
  A necessidade de mitos é inerente de toda sociedade. Desde da antiguidade que a humanidade necessita de mitos para justificar seus medos, obter respostas às suas questões existênciais, enfim o homem sempre constrói e dão vida aos seus mitos. Varjota não é diferente. Muito legal, é importante não deixar esses mitos/lendas morrerem. Um abraço.  
  User Welington de Varjota em 28/12/2010
  Acho muito legal. Por favor não deixem essas lendas morrerem  
  User Welington de Varjota em 24/12/2010
  isso tudo no passade lendas, tudo mentira.!!!!!!!!!  
  User carlços pinto de sousa de varjota em 22/12/2010
  hoje eu moro na rocinha.mais ja morei no bairro pedreira, por sinal e o melhor bairro de varjota. uma vez essa alma penada mi deu um grande susto, ela saiu de traz de uma oiticica gritantando muito.  
  User assis de rio de janeiro em 20/12/2010
  ESTE RELATÓRIO É MUITO INTERESSANTE E VAI CHAMAR A ATERNÇÃO DE MUITAS PESSOAS.  
  User MARCIO de SANTA QUITÉRIA-CE em 13/12/2010
  um homem que virava em uma porca para aterrorizar a juventude nas noites de festa aprecia na localidade de carnauba.reriutaba  
  User maria de reriutaba em 10/12/2010
       
Comente esta matéria:
 
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site varjotaHOJE.comÉ vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
 
   
Nome:
Cidade:
Comentário:
   
 
   
  Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!
Varjota HOJE - Informação e entretenimento!

+ News

Marcador Em Santa Quitéria, bandido acusado de vários assaltos é assassinado a tiro
DIV

Marcador Mulher fica gravimente ferida em colisão no centro de Santa Quitéria
DIV

Marcador Prefeitura realiza I Mostra Cultural e Esportiva dos Programas `Mais Educação´ e...
DIV

Marcador Varjota: Prefeitura da cidade, em convênio com o Estado, constrói mais 2 Centro...
DIV

Marcador Ceará: Prefeitos de Acopiara, Acarape, Baturité, Crato, Icó, Nova Russas, Tiangu...
DIV

Marcador Santa Quitéria: Recapturados na cidade foragidos da Cadeia Pública de Hidrolândi...
DIV

Marcador Reriutaba: Campanha solitária; criança precisa urgentemente de uma cirurgia de a...
DIV

Marcador Estado e Município deverão fornecer alimentação especial para pacientes
DIV

Marcador Câmara aprova mudanças e espera penas mais duras para traficantes
DIV

Marcador Reriutaba: MP quer bloqueio de contas da prefeitura
DIV

Marcador Governo Federal anuncia investimentos de R$ 363 milhões para aeroportos do Ceará...
DIV

Marcador Polícia Rodoviária Estadual inicia Operação de Natal nesta sexta-feira (21)
DIV

Marcador Bancos de leite esperam doações para alimentar bebês em UTIs PDF
DIV

Marcador Governo do Estado promove 56 oficiais e 551 praças da Polícia Militar PDF
DIV

Marcador Sefaz divulga IPVA na próxima quarta-feira (26)
DIV

Marcador Varjota: Prefeita e vice reeleitas e vereadores varjotenses são diplomados em Re...
DIV

Marcador Varjota: Mesmo sem sinal da Tim, grande número de varjotenses ligam para a rádio...
DIV

Marcador Posto de combustivel é assaltado no centro de Santa Quitéria
DIV

Marcador Santa Quitéria - Refazendo a matéria: Ao invés de nove, foram doze posses de pre...
DIV

Marcador Prefeita Rosa Paulino comemora aniversário
DIV

Varjota HOJE - Informação e entretenimento! HOME | Portal VarjotaHoje.com .:
     
www.varjotaHOJE.com - Todos os direitos reservados ®
NO AR DESDE 01 DE JANEIRO DE 2010
Hospedaegen Host -  A melhor   Bimartins
"Deus seja Louvado "